terça-feira, 26 de julho de 2011

Passeio Parque Chico Mendes


No dia 15 de Julho de 2011 às crianças do Centro Educacional Balões Encantados, juntamente com a equipe pedagógica, pais e as irmãs Servas de Maria de Galeazza, realizaram um passeio ao parque Chico Mendes. Lá, as crianças observaram os animais: o que comem e o que fazem. Nome científico de alguns, cuidados que devemos ter, além de identificar características próprias como: quantidades de patas, forma de se locomover, do que o corpo é coberto, os que vivem na água e os que vivem na terra, os que voam e os que rastejam, etc. Foi muito divertido! Às crianças aprenderam de maneira dinâmica e prazerosa sobre a vida dos animais. E ainda, o contato com a natureza de maneira geral foi gratificante e de muitas descobertas. Conheceram a seringueira e os cortes que são feitos para a retirada do látex. Apreciaram folhas de diferentes formas e tamanho. Árvores pequenas e grandes. As plantas que dão sombra e as que servem para ornamentação. 

Desde pequenas às crianças devem ter contato com a natureza para aprender a gostar e cuidar. Este foi um dos nossos objetivos a visita ao Parque Chico Mendes. É preciso conhecer e saber da importância da natureza preservada para a sobrevivência dos seres vivos. Outro objetivo refere-se à formação de valores. Às crianças levaram lanche para si e para o outro. Numa atitude de compartilhamento fizemos o lanche no local. Não podemos esquecer a participação da família para que tudo ocorresse na mais perfeita harmonia. Obrigado (a)!




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Resultados do Projeto Horta na Escola

A grande importância do Projeto está em proporcionar às crianças a vivenciarem a evolução dos vegetais desde o processo de semear, brotar, cuidar, crescer, alimentar-se e colheita realizada por elas, além do contato com a terra para o plantio, proporcionando ainda a idéia da reciclagem de embalagem pet nos canteiros, a horta consegue envolver toda a equipe pedagógica, pais e alunos.

Trabalho da Turma de 4 anos Representando a Horta





segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROJETO: Horta na escola

JUSTIFICATIVA:  
Com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional de nossas crianças diretamente e dos demais membros da família indiretamente, além de proporcionar às crianças a vivenciarem a evolução dos vegetais desde o processo de semear, brotar, cuidar, crescer, alimentar-se e colheita realizada por elas, iremos realizar este projeto com a participação de toda a equipe pedagógica, pais e alunos.

EIXO TEMÁTICO:
Natureza e Sociedade

INTERDISCIPLINARIDADE:
Português, Matemática, Movimento e Arte.

OBJETIVOS:
Estimular à inserção da educação alimentar e nutricional
Favorecer a mudança de hábitos alimentares
Valorizar o intercâmbio de informações entre as pessoas envolvidas
Formar opinião sobre o processo de germinação e crescimento da planta
Observar e medir as plantas para acompanhar o crescimento das mesmas
Observar e registrar o processo de germinação
Compreender a importância das hortaliças e verduras para um crescimento saudável.
Acompanhar e emitir opinião sobre todo o processo de crescimento da planta (antes e depois)
Entender que as plantas precisam se alimentar para crescerem
Fazer comparação entre os alimentos necessários para as plantas e alimentos necessários para as pessoas.
Aguçar a curiosidade para a pesquisa e a experiência
Realizar experiências na qual uma planta fique totalmente coberta com um saco plástico e outra livre para receber a luz do sol, ar e água.
Manifestar a criatividade na elaboração das atividades
Desenvolver atitudes de cooperação durante todas às atividades
Ampliar o desejo da ação de preservação do meio ambiente, com o destino dado as garrafas peti, uso do adubo orgânico, etc.
Desenvolver o traçado artístico e a observação de obras de arte que representam a natureza em diferentes aspectos.
Exercer na prática atitudes de preservação do meio ambiente.

CONTEÚDOS:
Contagem dos dias que a hortaliça levou para ficar pronta para o alimento.
Identificando as necessidades das plantas para nascer e crescer
Pesquisando os nutrientes contidos nos alimentos da horta
Descobrindo quais alimentos podem comer a folha, quais podem comer a raiz, quais podem comer a flor, etc.
Observando o formato das folhas das plantas da horta, semelhanças e diferenças entre elas
Destacando e relacionando os cuidados diários com as plantas da horta e demais plantas ao redor da escola
Cuidados que devemos ter antes de comermos as hortaliças
Aprendendo como se lava as hortaliças
Identificando os alimentos que se come cru e os que se come cozido
Ilustração do processo do crescimento da planta
Ilustração das hortaliças e legumes da horta
Escrita do nome das hortaliças e legumes da horta
Ilustração da linha do tempo: antes e depois
Observação de fotos de antes (quando estavam pequenas) e depois (quando já estiverem grandes)
Identificando as cores dos vegetais e hortaliças
Descobrindo os principais alimentos necessários para a sobrevivência das plantas.
Realizando experiências com 2 plantas: uma que recebe todos os cuidados e outra que não recebe os cuidados necessários como: água, ar e luz do sol.
Registrando os acontecimentos: ilustração, escrita espontânea, escrita pela professora, fotografias, relatórios, etc.
Despertando o interesse pela observação e a pesquisa
Acompanhando e participando passo a passo todo o processo
Recortando e colando figuras e ou informações relacionadas aos alimentos produzidos na horta
Usando tinta, massa de modelar para representar o ambiente onde estão plantadas as hortaliças e legumes (maquete).

ETAPAS PROVÁVEIS:
1ª Sondagem dos conhecimentos prévios das crianças sobre hortas, hortaliças e legumes.
2ª Leitura de textos que falem sobre o assunto e depois conversar sobre
3ª Assistir vídeos sobre o assunto e depois em roda de conversa falar sobre
4ª Apreciar figuras ou fotos sobre o assunto e depois fazer uma releitura
5ª Identificar no lanche da escola as hortaliças utilizadas e os legumes
6ª Roda de conversa sobre a importância de ingerirmos esses alimentos
7ª Pesquisar e recortar de revistas ou outros materiais legumes e hortaliças e fazer um mural com o resultado da pesquisa
8ª A professora escreve no quadro com a participação das crianças o nome dos legumes e hortaliças que eles conhecem até agora
9ª Fazer uma pesquisa entre os alunos para saber qual o legume e hortaliça mais apreciada e em seguida fazer com as crianças um gráfico com os dados.
10ª deixar claro para as crianças o objetivo desse projeto e o que se espera delas, participação, etc.
11ª Identificar no espaço da escola o local onde iremos fazer uma horta
12ª Ilustrar o espaço antes e depois
13ª Mostrar a utilização da garrafa peti na construção da horta
14ª Ajudar na montagem da horta
15ª Observar as sementes que serão semeadas: cor, forma e tamanho
16ª Semear com as crianças as sementes dos legumes e hortaliças e observar o crescimento fazendo o registro (ilustração) e medido-as com fita métrica.
17ª Roda de conversa sobre os cuidados que devemos ter com as mudas para que elas cresçam saudáveis.
18ª Mostrar para as crianças que a terra deve estar bem adubada para o bom crescimento da planta. (que adubo estará utilizando e quem fornece)
19ª Realizar o processo de plantar as mudas com as crianças observando que elas precisam ficar numa distância uma da outra necessária para poder crescer e depois higienizar bem as mãos.
20ª Contar às mudas que irão plantar no dia
21ª Regar e arrancar o mato juntamente com as crianças
22ª Ilustrar o crescimento da planta e os cuidados que estão tendo para o bom crescimento
23ª Realizar a colheita para o consumo
24ª Realizar a higienização das hortaliças e legumes para o consumo juntamente com as crianças
25ª Identificar os alimentos que podemos comê-los cru e os que só podemos comê-los cozidos
26ª Identificar as cores dos alimentos e o formato de cada um
27ª Comparar e identificar diferenças e semelhanças das folhas e dos legumes: tamanho, formato da folha
28ª Identificando a parte da planta que podemos comer: cenoura (raiz) alface (folha), etc.
29ª Criando uma receita ou utilizando uma já existente para ser trabalhada e realizada com as crianças (uma salada). Identificando os ingredientes, as medidas, e a quantidade para a realização da receita. Comê-la. Enquanto realiza a receita vai também informando às crianças a importância de cada ingrediente para o nosso corpo e o quanto é importante comermos verduras.
30ª Jogo de percurso utilizando os legumes como instrumentos para incrementar o jogo, por exemplo, você caiu na casa da cenoura ande 2 casas, etc.

CULMINÂNCIA:
Haverá uma exposição dos trabalhos e fotos realizados no decorrer do projeto.
Durante o projeto, à medida que formos colhendo as hortaliças, faremos saladas com a participação das crianças e na hora do lanche, como forma de incentivo, convidá-los a comer.

AVALIAÇÃO:
Será avaliado durante a realização das atividades, o empenho de cada um, a mudança de hábito alimentar, o envolvimento no cuidado com as plantas, os comentários realizados pelas crianças e pais.