sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Resultados Projeto Folclore

Os resultados alcançados com o Projeto Folclore foi propocionar as crianças um conhecimento quantos o folclore brasileiro e a produção de material com o entendimento em relação ao assunto, encerrando com uma apresentação e exposição do material produzido.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto Folclore


Nome: Conhecendo um pouco do Folclore brasileiro
Eixo temático: Natureza e sociedade
Interdisciplinaridade: Português, Arte e Matemática

Justificativa:
Com o intuito de preservar a cultura brasileira e o acesso a ela desde pequenos, resolvemos proporcionar as nossas crianças situações de aprendizagem envolvendo as brincadeiras, o lúdico, a simbologia, o imaginário, a fantasia, apropriando-se de conhecimentos importantes que fazem parte do nosso folclore, já que os hábitos e tradições atravessam gerações.

Competência
Promover o desenvolvimento integral da criança, enquanto conhecem um pouco da cultura brasileira e em especial a cultura regional.

Habilidades
- Valorizar as diferentes formas de viver de diferentes pessoas;
- Apropriar-se de novos conhecimentos através das brincadeiras, da dança e da música;
- Vivenciar manifestação folclórica através das brincadeiras, músicas e danças;
- Desenvolver o gosto pelas produções artísticas, pela música e danças culturais
- Desenvolvimento da linguagem escrita e oral;
- Socializar-se
- Respeitar e valorizar a se mesmo e o outro;
- Desenvolver a autonomia;
- Conhecer algumas lendas nacionais e regionais

Conteúdo programático
- Oportunidade de manifestação de atitudes e iniciativa
- Desenvolvimento da linguagem oral através das cantigas, parlendas, quadrinhas e adivinhas;
- Desenvolvimento da linguagem corporal através da dança, das brincadeiras e da dramatização;
- Diferentes formas de cantar uma mesma música
- Conhecendo a origem de algumas comidas típicas como o cuscuz, por exemplo;
- Trabalhando com uma receita de comidas típicas da nossa região
- Leitura ou contação de contos nacionais e regionais
- Resgate de brincadeiras tradicionais
- Conhecendo algumas ledas nacionais e regionais
- Brincando com parlendas
- Brincando com adivinhas
- Brincando com quadrinhas populares

Etapas
1ª Sondagem de conhecimentos pré-existentes sobre personagens folclóricas
2ª Pesquisa de personagens de algumas lendas nacionais e regionais
3ª Contação de um conto “O filho da filha do bicho preguiça” livro Contos de Bicho do Mato, pg.19
4ª Contação de uma lenda (do mapinguari, do saci, do boto cor de rosa)
5ª Ouvir cantigas folclóricas em CDS e cantadas pela professora e pelas crianças
6ª Escolher uma música para memorizar
7ª Pesquisar sobre algumas comidas típicas como: tacacá, cuscuz, pé de moleque, etc
8ª Escolher uma receita para trabalhar e se possível fazer com as crianças
9ª Apresentar algumas parlendas e junto com as crianças escolher uma para memorizar e brincar
10ª Apresentar algumas quadrinhas e juntos escolher uma para memorizar (livro armazém do folclore, p. 34) 
11ª Realizar uma rodada de adivinhas com a turma (livro Armazém do Folclore, pg. 28)
12ª No momento das brincadeiras dirigidas, aproveitarem para resgatar as brincadeiras tradicionais como as brincadeiras de roda.
13ª Escolher uma lenda para dramatização e realizar os ensaios.
14ª Escrita da parlenda, da quadrinha e da música escolhida no papel pardo para que leiam pautando e possam ter acesso diariamente.
15ª Ilustrações dos personagens das lendas usando diferentes materiais como: giz de cera, colagem, lápis de cor, tinta guache, massa de modelar, etc.

Avaliação
Através da demonstração de satisfação na realização das tarefas, do desenvolvimento da linguagem e pela curiosidade sobre o assunto.

Culminância
Apresentação para a comunidade escolar de dramatizações, músicas e danças.

Folclore: é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, músicas, provérbio, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, tudo o que faz parte da cultura e memória de um povo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Simpósio NOVAS FAMÍLIAS: NOVOS PAPÉIS

Longe dos moldes antigos em que todas as famílias eram iguais: com pai, mãe e filhos vivendo juntos em uma casa, muitas famílias de hoje possuem uma nova configuração, com a inserção de novos papéis, novos agregados, novas divisões de tarefas e novas prioridades. Hoje o divórcio é algo muito comum, portanto mais crianças convivem com madrastas e padrastos, bem como com os “meios-irmãos”. Existem filhos cujos pais nunca foram casados, ou mesmo nunca viveram juntos, existem filhos cujos pais são separados, mas vivem na mesma casa, e o que mais se vê são filhos cujos pais estão separados e brigam por qualquer motivo. Alguns possuem ainda madrastas, padrastos, “irmãos emprestados” filhos da antiga união dos atuais companheiros de seus pais, “meios irmãos” filhos da atual união de seus pais, pais (ou mães) homossexuais, etc…
A vida mudou, a sociedade e a nossa cultura estão em transformação, mas a nossa habilidade de adaptação está acompanhando tantas mudanças?
A verdade é que tudo ficou muito relativo… Nos remetemos ao conceito de “normal e patológico” de Canguilhem, e para não estender em teoria, resumindo é: se as pessoas estão felizes, bem resolvidas e convivem bem consigo mesmas e com o mundo em suas realidades, é sinal de que estão bem adaptadas.
Neste sentido, buscando a compreensão da nova configuração, com a inserção de novos papéis, o Centro Educacional Balões Encantados, estará promovendo um simpósio com o tema: NOVAS FAMÍLIAS: NOVOS PAPÉIS, proferida pelo Professor Rômulo Marinho, MBA em Gestão de Instituições Educacionais – Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte/MG - 02/2011; Pós-Graduação em Responsabilidade Social de Empresas – Universidade Estácio de Sá de Belo Horizonte/MG - 08/2009; Especialista em Valores Humanos em Educação – Fundação Peirópolis, Uberaba/MG – 07/2008; Graduação em Pedagogia – Universidade Federal de Viçosa/MG – 1989.
Para o melhor entendimento deste assunto tão intrigante e tão comum na nossa sociedade, e que convidamos aos pais ou responsáveis, profissionais da área de educação e a sociedade em geral em especial aos acadêmicos de pedagogia, psicologia e de serviço Social, para o simpósio que ocorrerá dia 13 de setembro, das 19h às 21h, no Centro Educacional Balões Encantados, na Rua Alameda Madri nº 100 – Bairro Jardim Europa I (próximo a UNINORTE), em frente ao Residencial Açaí.
Informações: 68 3227-8592