quinta-feira, 21 de junho de 2012

É BRINCANDO QUE SE APRENDE A BRINCAR

A Educação Infantil é um espaço privilegiado para as brincadeiras e nela se faz presente um público que entende bem desse assunto – as crianças.

As brincadeiras mudam de nomes a depender da região ou estado onde é realizada, no entanto, as regras e modo de brincar são iguais ou parecidos. Um exemplo são as Cirandas, também conhecidas, por brincadeira de roda, que são repassadas de pais para filhos. Esse tipo de brincadeira amplia o gosto pela música e exercita a memória. Ao brincar as crianças aprendem mais sobre o mundo, a cultura, sobre si mesmo e o outro.

Dar às crianças a oportunidade de brincar é dar a elas o direito de crescer de maneira saudável e criativa. Atualmente, os brinquedos eletrônicos ganharam muito espaço nas atividades infantis e muitas crianças já não sabem brincar com brincadeiras que envolvam movimentos e entrosamento em equipe. Por isso, que nós do Centro Educacional Balões Encantados temos como uma das nossas prioridades ensinar as crianças a brincarem de roda, pular amarelinha, laco-laco tia, passar anel, escravos de Jó, pula corda, entre outras. Brincando a criança aprende a brincar, a respeitar e a conviver de maneira harmoniosa.