Ir. Stefanina

             Irmã Maria Stefanina Calzolari, nasceu na cidade de Massa Finalese Província de Modena na Itália aos 05 de setembro de 1916. Filha de pais simples, mãe Argia Malavasi e Vincenzo Calzolari, ricos de fé e dons humanos e morais.
A vida de Irmã Maria Stefanina foi muito simples, mas intensa e comprometida. De 1949 até 1972, prestou vários serviços nas comunidades: cozinheira em duas escolas infantis: “Angeli Custodi” de Renazzo-Ferrara e Casadio-Bologna onde expressou todo o carinho que sentia para as crianças nos deliciosos pratos, que com amor e criatividade preparava. 


No dia 29 de janeiro de 1972, saindo do Porto de Gênova - Itália deixa a própria Pátria para chegar ao Acre no17 de fevereiro de 1972, juntas às irmãs Maria Madalena Marchesini, Maria Patrizia Baravelli, Anna Maria Gretter, Maria Francesca Frigieri e acompanhadas pela Priora Geral irmã Maria Caterina Vaccari.
A sua grande dedicação redobrou-se ao contato com a dura realidade de descaso encontrada, seja no Educandário “Santa Margarida”, como em Brasiléia, Epitaciolândia e Rio Branco.
Fiel à sua vocação até aos 85 anos como Serva de Maria de Galeazza, faleceu no dia 07 de novembro de 2001, às 15 horas no Hospital Santa Juliana- Rio Branco – Acre.
Esta instituição de ensino recebeu este nome “Balões Encantados” em homenagem a Irmã Maria Stefanina Calzolari, que através de um gesto simples e costumeiro de juntar os balões coloridos dos eventos comunitários que participava, distribuía-os às crianças carentes que batiam a sua porta.