PROJETOS DIDÁTICOS
PROJETO DE ARTES
“CONHECENDO ARTE”
Duração
do projeto: de março a novembro
Justificativa:
A Arte está presente em tudo que nos
cerca. Imensa, abarca mais do que podemos perceber com nitidez. Inventora de
linguagem traduz o que o corpo, sensível leitor do mundo, torna visível,
audível. Guarda a memória e desvela muito mais do que nossos olhos podem ver.
O
ensino de arte abre os horizontes, quebra paradigmas cristalizados, desperta a curiosidade,
atenção, percepção e criatividade, por isso, optamos por realizar este projeto
ao longo do ano letivo de 2013, explorando de modo particular o artista
plástico IVAN CRUZ, com suas obras que retratam brincadeiras infantis. Através
de suas obras resgataremos brincadeiras importantes para o desenvolvimento
infantil, mas que caíram no esquecimento.
Com este projeto a criança
ampliará o senso estético e crítico, a sensibilidade e a criatividade, se
interessará pelas várias formas de expressão da arte, poderá fazer várias
experiências de apreciação, releitura e produção artística que contribuirão
significativamente com seu desenvolvimento.
Objetivos:
Ø Desenvolver
a percepção, a imaginação, a criatividade, a sensibilidade;
Ø Conhecer
aspectos culturais através das Obras de Arte;
Ø Conhecer
e resgatar algumas brincadeiras presentes nas Obras de Arte.
Ø Conhecer
a Arte em suas diferentes manifestações: Dança, Música, Desenho, Pintura, Teatro;
Ø Conhecer
as Obras, estilo, técnica e a Vida de Ivan Cruz.
Etapas:
Primeira
etapa: O que é arte?
Segunda
etapa: Onde está a arte?
Terceira
etapa: também sou produtor de arte.
Produto final:
Realizar
uma exposição dos trabalhos realizados pelas turmas;
Apresentar
as dramatizações, músicas, teatros, recitações realizados durante o projeto
entre as turmas - (gravar a apresentação para mostrar aos pais);
Exposição
de brinquedos e brincadeiras realizados durante a realização do projeto.
Avaliação:
Durante
todo o projeto será observado o envolvimento das crianças, a participação e o
desempenho na realização das tarefas propostas e o prazer em participar, os
conhecimentos adquiridos através dos comentários realizados por eles e pelos
pais e registrar a reação das crianças na realização das atividades.
Período: abril
a novembro
Justificativa:
Em uma sociedade letrada é
indispensável formar sujeitos leitores capazes de atuar com autonomia e
criatividade no mundo em que vive. Assim, o Centro Educacional trabalhará durante
o ano letivo de 2013 o projeto de literatura infantil com a intenção de
proporcionar as crianças o encontro com o mundo mágico da literatura e por meio
disso desenvolver bons hábitos de leitura através de uma prática constante da
ação de manusear os livros, ouvir leituras e contação, ler as imagens. Para a
realização deste projeto foram selecionadas quatro autoras, uma para cada
turma, Sylvia Orthof, Eva Furnari, Ana Maria Machado e Ruth Rocha.
Objetivos
Ø Incentivar
a formação de leitores autênticos para que vivenciem a mágica da leitura e do
encantamento pelos livros e histórias que favorecem uma formação plena do
sujeito;
Ø Despertar
o gosto pela leitura e a capacidade de seleção dos autores e livros de seu
interesse;
Ø Conhecer
a biografia e as obras dos autores selecionados para cada turma;
Ø Desenvolver
por meio da leitura valores essenciais para uma boa convivência em sociedade;
Ø Compreender
a função social da leitura e da escrita.
Etapas
Primeira
etapa: Uma aproximação com a literatura
Segunda
etapa: Adentrar no mundo da literatura
Terceira
etapa: Aprofundar para conhecer melhor
Produto final
Ø Apresentação feita pelos alunos dos livros confeccionados por eles;
Ø Apresentação dos livros trabalhados pelas turmas por meio de standes.
Ø Apresentação
de uma obra escolhida pela turma: dramatização, paródias, cantigas de roda,
música.
Avaliação
A
avaliação ocorrerá durante a realização de todo o projeto observando o empenho
nas produções e os comentários das crianças, professores e famílias.
PROJETO “HORTA NA ESCOLA”
Tempo
do projeto: de março a novembro
Justificativa
Com
a finalidade de proporcionar às crianças a vivenciarem a evolução dos vegetais
cultivados na horta durante o processo de preparação da terra, semeadura, germinação,
cuidado, crescimento, colheita, preparação para o consumo e o seu valor
nutricional, além de intervir na cultura alimentar e nutricional de nossas
crianças diretamente e dos demais membros da família indiretamente. Iremos
realizar este projeto com a participação de toda a equipe pedagógica, pais e
alunos.
Objetivos
Ø Estimular
à inserção da educação alimentar e nutricional;
Ø Favorecer
o conhecimento dos processos pelos quais passam as plantas para nascerem,
crescerem e se desenvolverem;
Ø Valorizar
o intercâmbio de informações entre as pessoas envolvidas;
Ø Exercer
na prática atitudes de preservação do meio ambiente.
Ø Separar
o lixo orgânico do não-orgânico
Ø Promover
a interação dos pais/mães no processo de desenvolvimento do projeto.
Etapas
Primeira
etapa – PREPARAÇÃO
Segunda
etapa - CULTIVO
Terceira
etapa - COLHEITA E CONSUMO
Culminância
Exposição
dos trabalhos e fotos realizados no decorrer do projeto.
Apresentação
do livro produzido durante o projeto
Degustação
de receitas produzidas com os legumes e hortaliças, feita pelos pais e
crianças.
Avaliação
Será
avaliado durante a realização das atividades, o empenho de cada um, a mudança
de hábito alimentar, o envolvimento no cuidado com as plantas, os comentários
realizados pelas crianças e pais.
O
projeto será avaliado ao final de cada etapa, de modo a identificar junto com
os pais e crianças o que pode ser melhorado.