terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto Folclore


Nome: Conhecendo um pouco do Folclore brasileiro
Eixo temático: Natureza e sociedade
Interdisciplinaridade: Português, Arte e Matemática

Justificativa:
Com o intuito de preservar a cultura brasileira e o acesso a ela desde pequenos, resolvemos proporcionar as nossas crianças situações de aprendizagem envolvendo as brincadeiras, o lúdico, a simbologia, o imaginário, a fantasia, apropriando-se de conhecimentos importantes que fazem parte do nosso folclore, já que os hábitos e tradições atravessam gerações.

Competência
Promover o desenvolvimento integral da criança, enquanto conhecem um pouco da cultura brasileira e em especial a cultura regional.

Habilidades
- Valorizar as diferentes formas de viver de diferentes pessoas;
- Apropriar-se de novos conhecimentos através das brincadeiras, da dança e da música;
- Vivenciar manifestação folclórica através das brincadeiras, músicas e danças;
- Desenvolver o gosto pelas produções artísticas, pela música e danças culturais
- Desenvolvimento da linguagem escrita e oral;
- Socializar-se
- Respeitar e valorizar a se mesmo e o outro;
- Desenvolver a autonomia;
- Conhecer algumas lendas nacionais e regionais

Conteúdo programático
- Oportunidade de manifestação de atitudes e iniciativa
- Desenvolvimento da linguagem oral através das cantigas, parlendas, quadrinhas e adivinhas;
- Desenvolvimento da linguagem corporal através da dança, das brincadeiras e da dramatização;
- Diferentes formas de cantar uma mesma música
- Conhecendo a origem de algumas comidas típicas como o cuscuz, por exemplo;
- Trabalhando com uma receita de comidas típicas da nossa região
- Leitura ou contação de contos nacionais e regionais
- Resgate de brincadeiras tradicionais
- Conhecendo algumas ledas nacionais e regionais
- Brincando com parlendas
- Brincando com adivinhas
- Brincando com quadrinhas populares

Etapas
1ª Sondagem de conhecimentos pré-existentes sobre personagens folclóricas
2ª Pesquisa de personagens de algumas lendas nacionais e regionais
3ª Contação de um conto “O filho da filha do bicho preguiça” livro Contos de Bicho do Mato, pg.19
4ª Contação de uma lenda (do mapinguari, do saci, do boto cor de rosa)
5ª Ouvir cantigas folclóricas em CDS e cantadas pela professora e pelas crianças
6ª Escolher uma música para memorizar
7ª Pesquisar sobre algumas comidas típicas como: tacacá, cuscuz, pé de moleque, etc
8ª Escolher uma receita para trabalhar e se possível fazer com as crianças
9ª Apresentar algumas parlendas e junto com as crianças escolher uma para memorizar e brincar
10ª Apresentar algumas quadrinhas e juntos escolher uma para memorizar (livro armazém do folclore, p. 34) 
11ª Realizar uma rodada de adivinhas com a turma (livro Armazém do Folclore, pg. 28)
12ª No momento das brincadeiras dirigidas, aproveitarem para resgatar as brincadeiras tradicionais como as brincadeiras de roda.
13ª Escolher uma lenda para dramatização e realizar os ensaios.
14ª Escrita da parlenda, da quadrinha e da música escolhida no papel pardo para que leiam pautando e possam ter acesso diariamente.
15ª Ilustrações dos personagens das lendas usando diferentes materiais como: giz de cera, colagem, lápis de cor, tinta guache, massa de modelar, etc.

Avaliação
Através da demonstração de satisfação na realização das tarefas, do desenvolvimento da linguagem e pela curiosidade sobre o assunto.

Culminância
Apresentação para a comunidade escolar de dramatizações, músicas e danças.

Folclore: é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, músicas, provérbio, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, tudo o que faz parte da cultura e memória de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário