sexta-feira, 16 de março de 2012

Atividades Extras em 2012

Nosso objetivo na escola não é ter um aluno-ator, um aluno-pintor ou um aluno-compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana. (REVERBEL, 1989)

O Centro Educacional “Ir. Maria Stefanina Calzolari”, consciente da importância de se valorizar a arte na formação integral da criança, oferece no período vespertino as seguintes atividades extras:


A música é uma linguagem universal que é definida, atualmente, como ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações.



O trabalho com a música tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, consciência corporal e de movimentação, contribuído assim, de modo importante para o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

Para às crianças a música se apresenta como algo encantador que transmite segurança emocional, confiança e respeito mútuo já que a música aproxima as pessoas garantindo assim uma comunicação harmoniosa. Desta forma, reduz os problemas disciplinares, a ansiedade, a depressão e o estresse. Por este motivo, a música deve ser proporcionada as crianças desde os primeiros anos de vida.






O homem sempre teve a necessidade de representar suas tristezas, angústias, alegrias... Inicialmente, para cultuar deuses e posteriormente uma atividade dramática cultural encenada por muitos povos, o fato é que a partir de então o teatro faz parte da nossa cultura.

A palavra “teatro” deriva dos verbos gregos “ver, enxergar”, lugar de ver, ver o mundo, se perceber, perceber o outro e sua relação com o outro.

Ter acesso ao teatro não apenas como telespectador, mas como ator, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal.  A impostação da voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, trabalha a cidadania, incentiva a leitura, propicia o contato com as obras clássicas, ajuda as crianças a se desinibirem e adquirirem autoconfiança, estimula a imaginação e a organização do pensamento.

 Assim, o teatro tem grande importância na formação e no desenvolvimento da criança auxiliando no seu crescimento cultural, na formação de consciência, no desenvolvimento mental e psicológico.





O indivíduo age no mundo através de seu corpo, mais especificamente através do movimento. É o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos. 
 

A dança, que é feita de movimentos, é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade.

O Balé, uma das danças clássicas nascidas na Itália, permite às crianças melhor qualidade de vida, estética, postura e desenvolve a elegância, a coordenação motora, a criatividade, a concentração, a memória, a autodisciplina, a autoconfiança, a imaginação, o equilíbrio, a flexibilidade e agilidade. Estimula o lúdico, motiva a expressão corporal, descobri o corpo, os espaços, o ritmo a musicalidade, o movimento e o outro. Promove atitude de cooperação.Para as crianças com idade entre os cinco primeiros anos de vida as aulas de balé são mais voltadas para as atividades lúdicas.



A exigência de movimentos acrobáticos é um fator a mais no desenvolvimento da auto-estima, fator crucial numa sociedade de formação 'anulante' que tira da criança e do jovem o auto-respeito e a auto-admiração: elementos fundamentais no sucesso em qualquer profissão. Ela possui ainda um poder de socialização de rara grandeza, pois emana, através dos grupos de combate, uma amizade solidificada através dos treinamentos. Essa integração social irá ajudar o jovem no futuro, quando esse tiver que trabalhar em equipe dentro das empresas.

Quem pode praticar capoeira?

É um esporte que pode ser praticado em qualquer idade, por qualquer pessoa, em qualquer situação, pois pela sua própria forma de ser, acaba se encaixando no nível de intensidade e exigência tanto cardiovascular, como muscular localizado, no nível que lhe for possível, de acordo com suas condições especificas, independente do seu preparo físico, orgânico ou muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário