sexta-feira, 16 de março de 2012

Projetos 2012


PROJETO DE ARTE

Justificativa

A Arte está escondida em qualquer lugar. Imensa, abarca mais do que podemos perceber com nitidez. Inventora de linguagem traduz o que o corpo, sensível leitor do mundo, torna visível, audível. Guarda a memória e desvela muito mais do que nossos olhos podem ver. Na infância a criança encontra-se na fase da descoberta e da construção de sua personalidade à medida que conhece o mundo e o que nele contem, manifestado de várias maneiras, também dá significado a ele.
Acreditando que o ensino de arte abre os horizontes, quebra paradigmas cristalizados, desperta a curiosidade, atenção, percepção, criatividade, que optamos de realizar este projeto ao longo do ano letivo de 2012, explorando de modo particular quatro pintores, um para cada turma: Portinari (crianças de 2 anos); Tarsila do Amaral (crianças com 3 anos); Ricardo Ferrari (crianças com 4 anos) e Van Gogh (crianças de 5 anos).
Com este projeto a criança ampliará o senso estético, a sensibilidade e a criatividade, se interessara pelas várias formas de expressão da arte, poderá fazer várias experiências de produção, releitura e explorará de modo mais aprofundado um artista conceituado, será oferecido às crianças a oportunidade de manipularem diferentes materiais podendo assim desenvolver a percepção e a imaginação. Perceberão a arte como algo que faz parte da vida cotidiana e que também eles podem produzir.

Objetivo geral

·                Oferecer às crianças a oportunidade de conhecer sobre a história da arte, apreciar obras de um artista conceituado e poder por meio de várias técnicas e o uso da liberdade e criatividade produzir a sua própria obra, como algo próximo e possível de ser realizado, levá-las a encantar-se pela arte.
·                Possibilitar o contato das crianças com as várias formas de expressões artísticas, teatro, cinema e música.

Etapas de realização do projeto

Ao longo do ano letivo de 2012 ofereceremos às crianças a oportunidade de experienciar o tripé do ensino de arte: conhecer, experienciar e produzir de forma que ao final do ano as crianças possam perceber a arte como algo que é feito por pessoas humanas e como conseqüência também elas podem fazer.
As três etapas estarão interligadas de modo que não será um ensino fragmentado, mas que permitirá um dialogo entre si, e com as demais áreas de ensino presentes na proposta curricular do Centro Educacional.

Produto final

O produto final será uma exposição de tudo o que as crianças produziram ao longo do ano e a partilha do que foi aprendido com a realização deste projeto. 


PROJETO DE LEITURA
Justificativa:

Em uma sociedade letrada é indispensável formar sujeitos leitores capazes de atuar com autonomia e criatividade no mundo em que vive. Assim, o Centro Educacional trabalhará durante o ano letivo de 2012 o projeto de literatura infantil com a intenção de proporcionar as crianças o encontro com o mundo mágico da literatura e por meio disso desenvolver bons hábitos de leitura através de uma prática constante da ação de manusear os livros, ouvir leituras e contação, ler as imagens. Para a realização deste projeto foram selecionadas quatro autoras, uma para cada turma, Ingrid Biesemeyer Bellinghausen (creche I), Tatiana Belinky (creche II), Ana Maria Machado (infantil I) e Ruth Rocha (Infantil II).

Objetivos Gerais

Ø    Incentivar a formação de leitores autênticos para que vivenciem a mágica da leitura e do encantamento pelos livros e histórias que favorecem uma formação plena do sujeito;
Ø   Despertar o gosto pela leitura e a capacidade de seleção dos autores e livros segundo alguns critérios;
Ø   Conhecer a biografia e as obras dos autores selecionados para cada turma;
Ø   Desenvolver por meio da leitura valores essenciais para uma boa convivência em sociedade;
Ø   Compreender a função social da leitura e da escrita.

Etapas do projeto

Para favorecer a realização do projeto, o organizamos em três etapas:

1.         Uma aproximação com a literatura
2.         Adentrar no mundo dos livros
3.         Aprofundar para conhecer melhor

Em todas estas etapas serão exploradas as autoras selecionadas para cada turma e ainda serão oferecidos às crianças o contato com outros autores e estilos de textos.
Será solicitada a participação dos pais para contar histórias, ler e fazerem dramatização para crianças.

Produto final
Ø    Apresentação feita pelos alunos dos livros confeccionados por eles;
Ø    Apresentação dos livros trabalhados pelas turmas por meio de standes, músicas e dramatizações.


PROJETO DE HORTA

Justificativa
A educação que respeita o meio ambiente, incentiva a uma boa alimentação e constrói a noção de processo é de fundamental importância para a formação dos sujeitos sociais que atuam na sociedade que deve aprender a valorizar e respeitar o seu habitat natural e ao mesmo tempo estarem prontos para enfrentarem as transformações pelas quais passa o planeta.
Neste sentido que o Centro Educacional “Irmã Maria Stefanina Cazolari com a finalidade de proporcionar às crianças a vivenciarem a evolução dos vegetais cultivados na horta durante os processos de: preparação da terra, semeadura, germinação, cuidado, crescimento, colheita, preparação para o consumo e o seu valor nutricional, além de intervir na cultura alimentar e nutricional de nossas crianças diretamente e dos demais membros da família indiretamente e o respeito ao meio ambiente que iremos realizar este projeto com a participação de toda a equipe pedagógica, pais e alunos.

Objetivos gerais
Oferecer às crianças a oportunidade de participar de todos os processos até que uma verdura ou hortaliça seja consumida;
Possibilitar uma mudança nos hábitos alimentares das crianças diretamente e de suas famílias indiretamente;
Favorecer a conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, principalmente, no que diz respeito aos recursos naturais.

 Etapas do projeto
Optamos por organizar o projeto em três etapas:
1.        Preparação
2.        Cultivo
3.        Colheita e consume

Em todas estas etapas envolveremos todas as crianças e os pais que tiverem interesse e disponibilidade de tempo.

 Produto final
Como produto final, prepararemos alimentos para serem consumidos pelas crianças no Centro Educacional.
Uma exposição dos trabalhos realizados e das fotos feitas durante todas as etapas do projeto;
Uma tarde de degustação com pais, professores e crianças dos alimentos que podem ser feitos com o que foi cultivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário